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Manual de Ajuda do Sistema GFIL


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Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.17.8

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 195 : - Título: Habilitando e Configurando o GFIL Para Integração com APIs de Bancos (Boletos e PIX)

Existem diversas APIs de terceiros que são integradas no GFIL.
Aqui neste tópico abordaremos as relacionadas a:
- Recebimentos de PIX dinâmicos
e
- Emissão de boletos

Cada banco ou empresa que disponibiliza o consumo de APIs tem suas próprias exigências e regras para que o usuário inicie a sua utilização.
Abaixo listaremos as exigências, configurações e procedimentos necessários no GFIL.
Atenção: os endereços e menus dos sites de terceiros, informados abaixo poderão ser alterados por eles a qualquer momento sem que sejamos comunicados e, nesse caso, este manual poderá não estar atualizado em relação a esses endereços. Por isso sempre mantenha contato com o suporte de seu banco. Eles sempre terão essas informações atualizadas.
Também procure ter contato com uma revenda GFIL, a qual poderá fazer os procedimentos necessários junto ao banco, se for o caso.
É importante salientar também que o seu cadastro no sistema do banco não será detalhado aqui. O objetivo deste tópico é apenas orientá-los nos procedimento no GFIL. Para orientações sobre como configurar/habilitar sua conta lá no banco, você deve contactar o suporte deles, ou ainda solicite o auxílio de uma revenda GFIL.

Muito bem, vamos lá:

1) Pense Bank

  1. No módulo de cadastro contas bancárias do GFIL: incluir uma conta bancária e informar o código do banco 999. O número da conta e demais dados, informe o que desejar apenas para identificação interna sua.
    Observação: o código 999 só pode ser usado para contas Pense Bank. Demais bancos, use o código próprio de cada banco;

  2. No site do Pense Bank -> https://pensebank.com.br: abrir sua conta. Basta acessar o site que o botão estará logo na primeira página;

  3. No módulo Pense Bank do GFIL (menu "Financeiro -> Pense Bank"): acessar a aba configurações e informar sua API token, a qual você obtém no site (menu "Minha Conta"), após a conta estar aberta. Nessa mesma tela, informe os demais dados solicitados.
    Obs.: A integração Pense Bank tem outros serviços, como geração de boletos, pagamento de boletos, entre outros, que poderão ser muito úteis para sua empresa. Consulte mais informações no tópico 191 deste manual de ajuda;



2) Banco Inter

  1. No módulo de cadastro contas bancárias do GFIL: incluir uma conta bancária e informar o código do banco 077. Informe todos os demais dados que devem ser os dados reais de sua conta no banco. A chave PIX, neste caso, deve ser obrigatoriamente informada;

  2. No site do banco Inter -> https://bancointer.com.br/: abrir sua conta;

  3. No seu internet banking, acione o menu "Conta Digital -> Aplicações". Nessa tela você deverá gerar a aplicação com permissão para geração de PIX. Depois baixe os arquivos de certificados e também copie sua client ID e secret ID que serão disponibilizadas na plataforma. Em caso de dúvivdas, consulte seu suporte do banco ou chame uma revenda GFIL;

  4. Os arquivos baixados do banco deverão ser salvos na pasta \GFIL\Boletos\, obrigatoriamente com os nomes no seguinte padrão: nome do arquivo + _ + código da filial + _ + CNPJ + extensão. Exemplos: Inter_API_Certificado_1_13971215000115.crt e Inter_API_Chave_1_13971215000115.key, ambos na pasta \GFIL\Boletos\

  5. O próximo passo será informar o clientID e secret ID no GFIL, nos respectivos campos do cadastro da conta bancária campos;



3) Cooperativa Sicoob

  1. Você vai precisa de um certificado digital, modelo A1;

  2. No módulo de cadastro contas bancárias do GFIL: incluir uma conta bancária e informar o código do banco 756. Informe todos os demais dados que devem ser os dados reais de sua conta no banco. A chave PIX, neste caso e o campo "Cliente ID", devem ser obrigatoriamente informados;

  3. No portal do Sicoob -> https://developers.sicoob.com.br/ é preciso efetuar um cadastro do aplicativo. Veja com seu gerente como proceder.
    Após o cadastro do aplicativo será disponiblizado o seu "Cliente ID", o qual você precisará informar no GFIL (próximo passo abaixo).
    Obs.: você precisará de um certificado digital para efetivar esse cadastro no portal da sua cooperativa.
    Se tiver dificuldades, contate o seu suporte do banco para lhe orientar;

  4. O próximo passo será gerar os arquivos de autenticação. Para fazer isso, nessa mesma tela de cadastro de contas bancárias do GFIL, você deverá selecionar a conta corrente desejada e depois acionar o menu "Diversos -> Sicoob - Gerar Arquivos de Certificado".
    Após acionar esse menu, o GFIL solicitará que você indique o arquivo do seu certificado digital, a senha dele e também seu "Client ID". Este último você obtém junto ao Sicoob. Estando corretas as informações, o GFIL gerará dois arquivos: SicoobCertificado_CodigoFilial_CNPJ.pem e SicoobChavePrivada_CodigoFilial_CNPJ.key, ambos na pasta \GFIL\Boletos\.
    Aí é só utilizar esse código de pagamento nos módulos (venda, comandas, OS, locação e baixa de contas a receber);



4) Cooperativa Sicredi

  1. Entre em contato com seu gerente do banco para liberar a utilização de API na sua conta;

  2. No cadastro da conta bancária GFIL, acione o menu "Sicredi - Sicredi - Gerar Arquivo CSR".
    Esse procedimento vai gerar os arquivos SicrediChavePrivada_CodigoFilial_CNPJ.key e SicrediArqCSR_CodigoFilial_CNPJ.csr, ambos na pasta \GFIL\Boletos\.
    Exemplo de nome do arquivo .key para filial 1 e CNPJ 13.971.229/0001-15: SicrediChavePrivada_1_13971229000115.key. Mantenha esses arquivos nessa pasta;

  3. No seu internet banking do Sicredi, procure a opção para enviar o arquivo .csr e envie o arquivo (apenas ele) .csr gerado no passo anterior.
    Após esse passo, a Sicredi deve disponibilizar um arquivo .cer. Esse arquivo deve ser salvo na pasta \GFIL\Boletos\ com o nome SicrediCertificado_CodigoFilial_CNPJ.cer, no mesmo padrão de nome detalhado no item anterior;

  4. O seu internet banking também disponibilizará quatro informações: client id, client secret, token e código de acesso. Copie esses dados para os respectivos campos no cadastro da conta bancária no GFIL.

    Observações:
    a)Os arquivos de certificado e chave privada mencionados acima, eles devem estar na pasta \Boletos\ de todas as máquinas onde você for fazer alguma operação que envolva a API daquele banco;
    b) Para parte operacional no seu banco, de obtenção de arquivos e credenciais, bem como as configurações e solicitações que lá se fizerem necessárias, você deverá contactar com seu banco. As revendas GFIL também têm esse conhecimento para executar todos os procedimentos necessários à habilitação de sua empresa para recebimento de PIX dinâmicos e/ou emissão de boletos on line;
    c) No caso da Sicredi, há um dado que no sistema da API, é denominado de "código do beneficiário". Normalmente esse dado é o mesmo do número da conta. Contudo, algumas cooperativas Sicredi, têm um campo específico para esse dado. Como essa informação precisa ser incluída na API, quando esse dado (código do beneficiário) da sua cooperativa for diferente do número da conta, você deve informá-lo no campo "Código do cedente" no cadastro da conta bancária.
    Atenção: só informe o código do cedente se ele for diferente do número da conta. Se for igual, deixe o campo em branco.


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