Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL


Precisa de suporte especializado? Clique aqui e contate uma revenda GFIL.


Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.17.8

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 191 : - Título: Integração da API Pense Bank - Emissão de boletos, PIX dinâmico e outras opções

Antes de entramos nas orientações da parte operacional da integração Pense Bank, é importante salientar que o desenvolvedor GFIL não tem responsabilidade nos valores recebidos pelo Pense Bank e que lá ficam disponíveis para resgate por parte da sua empresa.
O Sistema GFIL é tão somente uma ferramenta de integração da API, a qual propicia opções de geração de boletos, extrato e saldo de conta, resgate de valores, e outras opções oferecidas pela startup.
O contrato é feito entre sua empresa e o Pense Bank, sendo o GFIL, um mero integrador da API.
Essa inclusive é uma cláusula que consta em seu contrato GFIL, disponível no site oficial www.sistemagfil.com.br.

Muito bem, entendido isso, vamos às orientações de uso dessa integração:

  1. Tarifas: como qualquer outro serviço de integração de API, nos serviços prestados pela empresa - Pense Bank - que disponibiliza esses serviços, há cobrança de tarifas.
    Os valores dessas tarifas são os seguintes:
    a) PIX balcão (recebimento em vendas): 1% do valor da venda, limitado a uma tarifa máxima de R$ 0,69 e mínima de R$ 0,39
    b) Boleto (cobrada apenas de boletos efetivamente pagos)
        I) Se o pagamento for feito via qrCode (PIX): R$ 0,79
        II) Se o pagamento for feito via código de barras: R$ 1,69
    c) Consulta de crédito (SERASA): R$ 8,70
    d) Resgate de valores: R$ 0,28
    e) Baixa manual de boletos: R$ 0,15
    Obs.: essas tarifas podem sofrer alterações sem aviso prévio. Você poderá sempre visualizar os valores das tarifas na plataforma Pense Bank, ou então no próprio GFIL (módulo Pense Bank), que fará a consulta via API e listará na sua tela os valores válidos para aquele dia;

  2. Abertura da sua conta Pense Bank: acesse o menu "Financeiro -> Pense Bank" na tela principal do GFIL. Seu primeiro passo nessa tela deverá ser a vinculação de seu CNPJ ao distribuidor GFIL através do menu "Opções -> Vincular Minha Conta ao Distribuidor GFIL". O sistema fará o vínculo no servidor Pense Bank.
    O próximo passo é você abrir a conta de sua empresa no Pense Bank acessando o site https://pensebank.com.br/. Lá, clique no botão para abrir a conta e siga o fluxo das orientações. No campo "Software House" , indique "Sistema GFIL".
    Após a conta ser aprovada pelo Pense Bank (isso pode não ocorrer no mesmo dia), eles lhe comunicarão por email.
    Quando receber o comunicado da aprovação, acesse esse mesmo menu "Financeiro -> Pense Bank" no GFIL e, na aba "Configurações", cole o token de sua API que você deve copiar lá da plataforma Pense Bank.
    Ainda na aba "Configurações" da tela do GFIL, tem também outras informações que você deve completar, como, por exemplo, a conta bancária vinculada que irá receber as movimentações lançadas no GFIL. Cadastre essa conta no módulo de contas bancárias e use o código de banco 999 (esse código é exclusivo para conta Pense Bank). Essa não será uma conta bancária de fato. Ela apenas é necessária para que o GFIL possa efetuar os lançamentos de recebimento de PIX, baixas de boletos, etc. Portanto, os demais dados (agência, DV, descrição, etc.) coloque dados fitícios. Grave as alterações e pronto, seu sistema estará pronto para utilizar todos serviços da API Pense Bank.
    Obs.: nessa tela há uma opção "Gerar boletos automaticamente em vendas com tipo de pagamento boleto". Se você marcar essa opção, sempre que fizer um recebimento (venda, OS, comandas, ...) no sistema com código "13-Boleto Bancário", após finalizar a operação, o GFIL abrirá automaticamente a tela de emissão de boletos, já com as contas daquele movimento listadas na tela e você poderá emitir os boletos apenas clicando no botão;


As opções integradas no GFIL são

  1. Emissão de boletos:
    Com este módulo você poderá emitir boletos de suas contas a receber registradas no GFIL, diretamente pelo sistema.
    Para acessar o módulo, na tela principal do GFIL, acione o menu "Contas -> Gerenciamento de Boletos -> Pense Bank".
    Nesse módulo, a maioria dos campos e/ou funções são auto explicativas. Abaixo serão comentadas as opções que podem gerar dúvidas:

    • Notificação por email: sempre que você gerar um boleto, o Pense Bank enviará um email para o seu cliente com o link para baixar/pagar o boleto e um novo email quando o boleto vencer. Você pode mudar esse fluxo de envio de email criando uma "Régua" (vide abaixo);

    • Notificação por SMS. Precisa ter saldo de SMS adquiridos na plataforma Pense Bank (idem email);

    • Régua: você pode criar uma "régua" na plataforma Pense Bank, onde pode definir o fluxo de notificações (por email e/ou SMS). Se desejar que o seu boleto tenha esse fluxo definido na régua, basta informar o nome dela nesse campo do GFIL;

    • Máximo de dias p/ pgto após o vcto: é o prazo que seu cliente terá para pagar o boleto após o vencimento. Após esse prazo, o boleto é baixado automaticamente;

    • Negativação SERASA (dias após vcto): após esse prazo do boleto vencido, o Pense Bank negativará automaticamente o cliente no SERASA. Cuidado, pois negativações indevidas podem causar transtornos para seus clientes. Caso um boleto seja pago diretamente, cancele o boleto nessa tela, pelo menu "Opções -> Cancelar Boleto da Conta Selecionada".
      Você também pode fazer a baixa dos boletos pagos de forma automática, via API. Acione o menu "Contas - Gerenciamento de Boletos - Baixas - Pense Bank".
      Caso não queira negativação automática, informe 0 nesse campo;

    • Desconto por Pagamento Antecipado: nesta opção você pode registrar um desconto em percentual sobre o valor da conta caso o cliente pague o boleto em até X dias antes do vencimento;

  2. PIX dinâmico ou PIX Balcão: em todas as tela de recebimentos do GFIL (venda, OS, comanda, etc.) você poderá efetuar recebimentos com PIX dinâmico, código de recebimento 18.
    Mas o que é o PIX dinâmico?
    É aquele PIX cuja verificação é feita on-line. Você gera o qrCode na tela, envia por WhatsApp ou imprime. Aí seu cliente efetua o pagamento e o GFIL faz uma consulta (a cada 5 segundos) se o PIX foi realmente pago e creditado em sua conta Pense Bank. O recebimento só é liberado no GFIL após essa consulta do efetivo crédito do PIX em sua conta, ou seja, com muita segurança e agilidade na conferência da efetivação.
    Obs.: você também poderá efetuar baixas (manual) de contas a receber com recebimento de PIX dinâmico;

  3. Extrato e saldo de conta: consulte as movimentações e saldo disponível de sua conta Pense Bank através do menu "Financeiro - Pense Bank", aba "Saldo/Extrato".
    Obs.: essa funcionalidade também pode ser utilizada no GFILMob;

  4. Resgate de valores: utilize essa opção para transferir valores de sua conta Pense Bank para a conta bancária do seu banco que você informou no seu cadastro na abertura da conta.
    Obs.: essa funcionalidade também pode ser utilizada no GFILMob;

  5. Pagamento de contas: Sim, é isso mesmo, você pode pagar seus boletos diretamente pelo GFIL, utilizando o saldo de sua conta Pense Bank.
    O GFIL fará o pagamento do boleto no banco e também já dará baixa na conta a pagar da sua carteira no GFIL.
    No módulo Pense Bank, aba "Contas a Pagar", selecione a conta que deseja pagar e informe a linha digitável do boleto no campo próprio e consulte aquele boleto. O sistema buscará esse boleto no sistema nacional de boletos do BACEN e disponibilizará os dados (valor, vencimento, fornecedor, ...) dele na tela. Aí é só conferir e autorizar o pagamento.
    Antes de autorizar um pagamento, você precisa habilitar sua conta para autorizar os pagamentos. Para isso, siga os passos abaixo: Obs.: esses passos só é necessário executar uma única vez.
    Para habilitar-se a autorizar os pagamentos, é preciso informar um código de autorização, o qual você vai obter através de um app do Google. É tudo bem simples e rápido. Veja o passo a passo abaixo:
    1 - Na sua loja de aplicativos (Play Store ou Apple Store), baixe o app "Google Authenticator";
    2 - Faça o login no "Google Authenticator".
    Obs.: precisa ser com o mesmo email que sua conta está cadastrada no Pense Bank;
    3 - Faça o login na sua conta Pense Bank Web -> https://pensebank.com.br/login.html;
    4 - No portal Pense Bank Web, acesse o menu "Minha Conta" e depois aba "Configurações";
    5 - Clique no botão: "Gerar Qrcode". Vais receber um código em seu email. Informe esse código no campo que vai abrir na tela do Pense Bank;
    6 - Após isso será mostrado um qrCode na tela. Faça a leitura dele pelo Google Authenticator;
    7 - Por último, pressione o botão "Confirmar Leitura" Pense Bank Web;

    Pronto. Agora sempre que for fazer um pagamento, o GFIL vai pedir o código de autorização. Aí é só abrir o Google Authenticator e ele já vai trazer um código pronto;


Outras Observações
1) Você sempre terá 2 saldos na sua conta Pense Bank. O saldo disponível para saque e o saldo real. O saldo disponível para saque será sempre o saldo real menos R$ 5,00. Esses R$ 5,00 são uma espécie de reserva para débitos de tarifas, para que o saldo real não fique negativo.



Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.