Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL


Precisa de suporte especializado? Clique aqui e contate uma revenda GFIL.


Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.17.8

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 83 : - Título: Cadastros - Exclusão, inativação e reativação

Em todas as telas de cadastro do sistema GFIL há o botão "Excluir". A função desse botão é obviamente permitir que você exclua um registro.
Porém, há uma regra geral no sistema que não permite a exclusão de um cadastro se esse cadastro já tiver sido vinculado a uma movimentação anterior no sistema. Por exemplo, se você incluir um cadastro de produto e depois registrar uma venda com esse produto, a gravação da venda estabelecerá um vínculo entre os dois módulos (cadastro de produto e venda de produto) e o cadastro não poderá mais ser excluído.
Essa regra se faz necessária para evitar que, por exemplo, quando você for extrair um relatório de vendas efetuadas de produtos e o produto não seja listado no relatório por ter sido excluído.
Porém, há situações em que um produto, cliente, funcionário, operador, ou outro cadastro qualquer, apesar de ter sido vinculado a alguma movimentação no sistema, não é mais utilizado e seria mais produtivo que esse cadastro não mais aparecesse nas telas de pesquisas. Para esse tipo de situação o GFIL possibilita a inativação do cadastro - vide explicação abaixo. Ao inativar um cadastro ele permanecerá no sistema sendo exibido nos relatórios, mas não será exibido nas telas de pesquisas de cadastros.

Inativação de Cadastros
Em praticamente todos os módulos de cadastros há a opção para se inativar um registro.
Para você inativar um cadastro, o procedimento é bastante simples. Na tela principal do cadastro, no grid onde são listados os registros, basta você clicar com o botão direito do mouse sobre o cadastro que deseja inativar e depois clicar em "Inativar Cadastro...".
Cabe salientar que nem todos os cadastros serão inativáveis. Por exemplo, não será possível inativar um produto que tiver saldo em estoque, um cliente que tiver contas a receber ou estiver vinculado a uma ordem de serviço ou orçamento em aberto, entre outras situações.

Ao clicar com o botão direito do mouse sobre a lista de cadastros também será apresentado o menu "Listar Cadastros Ativos, Inativos, Todos". Com essa opção você poderá fazer um filtro nos registros mostrando apenas alguns deles.
Se você tiver um cadastro que se encontra inativo e, em dado momento desejar reativar esse cadastro, clique em "Listar Cadastros Inativos" e depois clique novamente com o botão direito e selecione "Ativar Cadastro...";
Observação: no cadastro de produtos, o sistema oferece uma opção a mais nesse menu popup, que é a opção "Inativar todos os produtos sem estoque". Mas tenha cautela ao usar essa opção, pois não há uma opção para desfazê-la.

Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.