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Manual de Ajuda do Sistema GFIL


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Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.17.7

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 28 : - Título: Venda balcão

Quer ver um vídeo com o passo a passo na prática deste tópico de ajuda? Clique aqui

Menu de acesso: a partir da tela principal, clique em "Produtos -> Venda Balcão". Tecla de atalho: F7.

Antes de prosseguir na ajuda sobre este módulo, é importante que você entenda como funciona a dinâmica do sistema GFIL em relação à seleção dos cadastros (cliente, tabela, produtos, etc.), campos de somente leitura e outras. Clique aqui para ler o tópico que explica isso detalhadamente.


Descrição: este módulo destina-se ao registro rápido de vendas. Por isso tem poucos campos a serem preenchidos. Alguns deles, inclusive, como é caso do cliente e conta caixa, devem ser previamente definidos no módulo de parâmetros da empresa. A tabela de preços padrão é definida no cadastro de tabelas de preço. O vendedor deve ser previamente vinculado ao operador no cadastro de vendedores/funcionários ou no cadastro do cliente, bem como nos parâmetros da empresa você deverá indicar se deseja que, ao iniciar a venda, o GFIL utilize o vendedor vinculado àquele operador que está gravando a venda ou ao vendedor que está vinculado no cadastro do cliente desta venda. Assim, ao iniciar uma venda, o sistema já alimentará estes campos (cliente, tabela de preços e vendedor) automaticamente. Mesmo após iniciada a venda, você poderá alterar esses dados antes de finalizá-la.
O cliente da venda (seja o cliente padrão ou outro), deve ser sempre do tipo "1 - Consumidor final".
Diferentemente dos demais módulos do sistema, a venda balcão não precisa de nenhum procedimento para ser iniciada. Assim que você acessar a tela, já poderá iniciar a inclusão de produtos através de um leitor de código barras ( Clique aqui para ver como fazê-lo), digitando o valor chave (código de barras, código, referência ou código original) do produto ou ainda selecionando-o através da tecla F8.
Você ainda pode utilizar a opção de ler etiqueta de Código de barras emitida por balança ou através da pesagem direta no caixa (balança de checkout). Clique aqui para ver como fazê-lo.
A quantidade padrão para os itens é sempre 1. Caso deseje incluir um item com quantidade diferente desse valor, antes de selecionar o produto, pressione o * (asterisco) e altere a quantidade para a desejada.

Após ter incluído o item na venda você poderá atribuir um desconto e/ou alterar seu valor unitário pelo menu popup do grid, ou seja, clicando com o botão direito do mouse no item no grid de listagem.
Lembrando que, no fechamento da venda ainda haverá um campo para um desconto geral (adicional). Portanto, só utilize essa opção de desconto no item quando realmente precisar conceder o desconto no item.

Teclas Especiais

  • F5: para alterar o cliente da venda. Abre a tela de pesquisa de clientes.
    Obs.: essa tecla funciona em qualquer parte da tela, ou seja, independentemente de onde estiver o cursor, o pressionamento dessa tecla sempre funcionará;

  • F8: para alterar o cliente ou a tabela de preços ou o vendedor. O cursor precisa estar no campo (cliente, tabela de preços ou vendedor) que se deseja fazer a alteração;



Menu "Outras Opções"

  • Reimprime Ticket: autoexplicativo;

  • Mostra Recebimentos: para verificar como uma determinada venda foi paga pelo cliente;

  • Abre Admin. TEF: aciona a tela de administração de TEF. Apenas se você tiver um TEF configurado;

  • Recuperar Última Venda: sempre que você vai inserindo itens em uma venda, o sistema vai registrando esses itens em um arquivo local no computador sendo operado. Mesmo que você cancele a venda em andamento, os itens dela ficarão disponíveis para serem recuperados através deste menu. Outra utilidade dessa opção é quando ocorrer o travamento do computador e uma venda estiver com vários itens inseridos. Esses itens não seriam perdidos, pois podem ser recuperados;

  • Recuperar Penúltima Venda: essa opção pode ser bastante útil se você tiver apenas um computador com o sistema e houver necessidade de, por exemplo, interromper uma venda com muitos itens para ser possível registrar uma outra venda com 1 ou 2 itens, ou seja, fazer um "fura fila". Aí você cancela a venda atual, registra a outra venda e depois recupera a penúltima venda por este menu;

Menu "Layout"

  • Tela Cheia: autoexplicativo;

  • Largura do Banner: se desejar mostrar uma imagem nessa tela, informe nesse menu a lagura dela. A imagem aparecerá na lateral (total) direita da tela.
    Obs.: você precisa também informar qual será essa imagem. Isso você fará no módulo de personalizações. Veja o tópico 93 deste manual para mais orientações sobre personalizações;



Após ter incluído todos os produtos da venda, pressione o F6 para abrir a tela do recebimento da venda.
Para orientações sobre a tela de recebimento da venda, analise o tópico número 20 do manual de ajuda do sistema.

Atenção: ao gravar a venda, o sistema também gravará o custo dos produtos dessa venda. Esse custo será posteriormente utilizado para geração do relatório de lucro bruto. Esse custo é obtido da seguinte forma: o preço do produto praticado na última compra daquele item, o preço constante da tabela de preço de custo ou ainda o custo médio do produto, que é calculado a cada nova compra gravada. A definição de qual dessas três opções o programa deverá utilizar como custo você registra no módulo de parâmetros da empresa.


Nota Fiscal Eletrônica de Consumidor da Venda Balcão
Você pode configurar o GFIL para que toda venda balcão gravada inicie automaticamente uma nota fiscal eletrônica de consumidor. Para isso, marque a opção "Iniciar a NFCe automaticamente ao finalizar a venda" do módulo de parâmetros fiscais da NFCe do sistema.
Ainda nesse mesmo módulo de parâmetros fiscais, é possível você habilitar sistema para que ele abra automaticamente a tela de envio de NFCe após iniciar a nota marcando a opção "Abrir a tela de NFCe após iniciar a nota"
Na tela de fechamento da venda e informação dos valores recebidos você tem o campo "CPF do Cliente". Se você vai emitir NFCe da venda e se o cliente deseja que seja uma nota identificada (com CPF) e ainda se o cliente da venda não tiver o CPF informado lá no cadastro dele, então preencha esse campo. Neste caso, você também poderá informar o CPF do cliente durante a edição da NFCe, antes de transmiti-la.


Veja também



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