Tópico Nº: 196
: - Título: Gerando Arquivos XMLs Temporários da Comunicação com Web Wervices
O procedimento para salvar os XML da comunicação com o web service da SEFAZ é bastante simples.
Mas é importante entendermos primeiro o que são esses arquivos.
Funciona assim: toda vez que o GFIL for fazer qualquer operação para se comunicar com o servidor da SEFAZ, ele precisa gerar, enviar e também receber arquivos no padrão XML. Toda "conversa" entre o sistema e o web services é feita através de envio/recebimento de arquivos.
Sempre que você for enviar um DFe, for consultar o status do servidor, cancelar um DFe, atualizar a situação de um DFe, enfim, toda e qualquer operação na qual se fará necessário a conexão com a SEFAZ, vai ser necessário que o GFIL gere esses XML e os envie/receba durante o processo de conexão.
Obs.: DFe = Documento fiscal eletrônico (NFe, NFCe, MDFe, CTe ou CCe).
Se o GFIL já gera esses XMLs, então porque eles já não ficam salvos localmente?
Porque seriam muitos arquivos desnecessários. Cada comunicação gera, em média, 4 a 6 arquivos. Imagine ao longo do tempo, você teria milhares e milhares de arquivos gravados em seu computador ocupando um enorme espaço desnecessariamente e, se em algum momento você for precisar de algum deles, seria impossível encontrá-los.
Obs.: o XML oficial do DFe, que é o documento fiscal de fato, esse o GFIL guarda no banco de dados e você pode gerar o arquivo dele sempre que precisar pelos menus dos módulos de DFes do sistema.
Mas quando é que precisarei desses arquivos?
Este é exatamente o ponto e objetivo deste tópico: basicamente, você vai precisar desses arquivos quando ocorrer algum erro de rejeição de um DFe e você precisar investigar mais sobre o erro. Normalmente o GFIL mostra o erro e um texto curto retornado pela SEFAZ. Mas, muitas vezes, o arquivo da SEFAZ tem mais detalhes. Como o XML é um arquivo texto, basta você abrir o arquivo em um editor de textos qualquer e ver todo seu conteúdo. Outra situação importante é quando estiver ocorrendo uma rejeição "descabida" do DFe
pela SEFAZ e você precisar demonstrar para a SEFAZ (em um chamado com ela) o XML que está sendo transmitido. Aí você envia esses arquivos. Esta última situação normalmente ocorre quando o servidor da SEFAZ estiver com problemas, mas, o atendimento SEFAZ diz que não está e você precisa provar que o envio que está sendo feito pelo sistema está correto.
Passos para gerar os arquivos
Após constatar a ocorrência da rejeição em um DFe, conforme detalhado acima, você vai executar os mesmos passos que fizeram com que essa rejeição ocorresse, mas antes dessa nova tentativa, faça o seguinte:
1 - Pelo seu Windows, acesse a pasta \GFIL\DFes\Temp e elimine todos os arquivos que estiverem ali. Atenção: somente os arquivos dessa pasta. Se não tiver segurança, solicite ao seu suporte para fazê-lo;
2 - No módulo de emissão do DFe no GFIL, acione o menu "Diversos -> Ativar Salvamento e Arquivos Temp";
3 - Repita o procedimento que gerou a rejeição. Deverá ocorrer o mesmo erro.
Após esses passos, na pasta \GFIL\DFes\Temp haverá alguns arquivos. São esses os arquivos utilizados na comunicação do processo e são esses arquivos que você deve utilizar para eventual procedimento (acima detalhado).
Procure pelos arquivos cujo nome tenha "-env-lot-soap", para o arquivo enviado pelo GFIL e "-pro-rec-soap" para o arquivo retornado pela SEFAZ. Outros arquivos dessa geração também poderão ser úteis, mas esses são os mais necessários.
Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie críticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.
|