Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL


Precisa de suporte especializado? Clique aqui e contate uma revenda GFIL.


Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.17.7

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 164 : - Título: O que vem a ser a opção multiempresa do GFIL?

Um sistema multiempresa significa que você pode controlar mais de uma empresa ou filial nesse sistema com apenas uma única instalação e um único banco de dados, mas com as informações de estoque, financeiro e movimentações diversas separadas para cada empresa.
No caso do GFIL, a opção multiempresa é mista, ou seja, algumas informações são públicas (disponíveis a todas as empresas cadastradas) e outras são privadas (disponíveis somente para a empresa logada).

Quando você instala o GFIL, o sistema já traz cadastrada a empresa 1 e que tem o "Nome Reduzido" de "Matriz". Esse campo nome reduzido não é o nome fantasia ou razão social da empresa. É apenas um nome de identificação interna e pode ser alterado sempre que você desejar.
Se você pretende utilizar essa opção multiempresa, o primeiro passo é incluir a empresa 2, 3, ..., através do módulo de cadastro de empresas/filiais.
Todas as empresas controladas no mesmo banco de dados terão os mesmos clientes, os mesmos fornecedores e os mesmos produtos. Esses três cadastros são chamados de "cadastros públicos".
Se, por exemplo, você estiver logado na empresa 2 e cadastrar um produto. Esse produto vai aparecer também no cadastro da empresa 1, da empresa 3, ... Porém, o estoque, as vendas, os preços, etc., desse produto, esses dados serão diferentes em cada empresa.
Outro exemplo: você cadastra um cliente na empresa 1. Depois se loga em qualquer uma das demais empresas cadastradas no sistema e gera um relatório de cadastro de clientes. Independentemente de qual empresa você estiver logado no momento de gerar esse relatório, ele será exatamente o mesmo. Porém, se você solicitar um relatório de vendas de um determinado cliente, esse relatório só vai trazer as vendas que foram gravadas naquela empresa que você estiver logado.

Informações importantes

  • Cada empresa cadastrada no sistema deve ter a sua licença registrada.

  • Não há um limite técnico da quantidade de empresas que você poderá controlar no sistema nessa opção multiempresa, ou seja, no mesmo banco de dados. Em tese, você poderia ter tantas empresa quantas desejasse. Contudo, é preciso ter em mente que cada empresa controlada no mesmo banco de dados vai praticamente duplicar o tamanho do banco de dados, além de diminuir a performance do programa quando vários operadores estiverem logados, já que tudo vai estar centralizado no mesmo arquivo de dados.

  • Lembrando que cada empresa controlada no sistema precisa ter um CNPJ diferente e uma licença de uso registrada individual;

  • O backup (cópias de segurança) será sempre do banco de dados todo, ou seja, de todas as empresas cadastradas.

  • Não existe a possibilidade de utilizar a opção multiempresa do GFIL com cadastros separados de produtos, clientes ou fornecedores. Todo cadastro feito em uma empresa estará disponível em todas as demais empresas cadastradas no sistema.



  • Veja também



    .

    Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.