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Manual de Ajuda do Sistema GFIL


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Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 10.17.8

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 27 : - Título: Venda/pré-venda de produtos - Normal

Menu de acesso: a partir da tela principal, clique em "Produtos ->Vendas -> Normais ou Pré-Vendas", ou no botão da barra de botões. Tecla de atalho: CTRL+V.

Descrição: nesta tela você poderá registrar todas as saídas de mercadorias por venda a clientes.

Observações Iniciais

  • Antes de prosseguir na ajuda sobre este módulo, é importante que você analise este tópico: Pré-Vendas . Ele traz uma explicação completa sobre a opção pré-vendas que está disponível no módulo de vendas;

  • É altamente recomendável também que você entenda como funciona a dinâmica do sistema GFIL em relação à seleção dos cadastros (cliente, tabela, produtos, etc.), vendas ou pré-vendas gravadas anteriormente, campos de somente leitura e outras. Clique aqui para ler o tópico que explica isso detalhadamente;

  • Os dados fiscais como nota fiscal, CFOP, CST/CSOSN, ICMS, IPI, etc., não são obrigatórios para usuários que não emitem NFe pelo GFIL. Mas, recomenda-se que você já vá informando esses dados para se habituar com eles. É provável que no futuro sua empresa seja obrigada pela receita a emitir nota fiscal eletrônica. Se os operadores estiverem habituados com essas informações, ficará mais fácil. Lembrando que é sempre o contador da empresa que deve orientar sobre quais serão os dados fiscais a serem informados ou não em cada campo;

  • Ao gravar a venda, o sistema também gravará o custo dos produtos dessa venda. Esse custo será posteriormente utilizado para geração do relatório de lucro bruto. Esse custo é obtido da seguinte forma: o preço do produto praticado na última compra daquele item, o preço constante da tabela de preço de custo ou ainda o custo médio do produto, que é calculado a cada nova compra gravada. A definição de qual dessas três opções o programa deverá utilizar como custo você registra no módulo de parâmetros da empresa;


Tela inicial - abertura da venda

  • Número: é gerado automaticamente pelo sistema e segue uma sequência única para vendas e pré-vendas;

  • Tabela de Preços: selecione uma tabela de preços que deseja utilizar na venda em inclusão. Se no cadastro das suas tabelas de preços de venda você tiver definido uma tabela como padrão, ao iniciar a venda, o sistema já trará ela selecionada;

  • Conta Caixa: selecione a conta caixa . Se no cadastro das suas Contas Caixa você tiver definido uma conta como padrão, ao iniciar a venda, o sistema já trará ela selecionada;

  • "Entregar": marque essa opção se a entrega dos produtos ficará a cargo da sua empresa e também preencha os dados para a entrega na aba "Outras Informações" dessa mesma tela;

  • Vendedor: selecione o vendedor que está efetuando a venda. Se sua empresa definiu pagamento de comissão (módulo de parâmetros), é para esse vendedor que será lançada a comissão da venda. Se no cadastro de funcionários/vendedores você tiver vinculado o operador que está registrando a venda, ao iniciar a venda, o sistema já preencherá esse campo vendedor da venda com aquele vendedor que estiver vinculado ao operador logado e que está registrando a venda;

  • Código de barras do produto a incluir (obs.: conforme mencionado no item 2 das observações iniciais acima, o nome desse campo poderá ser diferente, dependendo do que você configurou nos parâmetros): selecione o produto digitando o dado ou pressionando F8.
    Se os seus produtos têm código de barras informado no campo próprio do cadastro de produtos, você poderá utilizar um leitor de código de barras, o que, obviamente agilizará bastante a inclusão dos itens na venda;
    Você ainda pode utilizar a opção de ler etiqueta de Código de barras emitida por balança. Clique aqui para ver como fazê-lo;

  • Inclui item autom.: marcando essa opção, assim que você selecionar o produto, o GFIL já o inclui na venda e não será preciso pressionar o F2, mas também não será possível alterar a quantitade, valor, impostos, etc, portanto se desejar informar o campo nº de série ou código de fabricação, ou mesmo alguns campos de impostos, deixe desabilitada esta opção "Inclui Item Autom." ao lado do campo de seleção dos produtos a incluir.;

  • Valor Unitário: o sistema GFIL completa automaticamente esse campo com o preço da tabela de preços selecionada na venda. Se você estiver logado com um operador que tem poderes para alterar o preço de venda, o GFIL permitirá alterar esse campo. Caso contrário, ele ficará em azul e inalterável;

  • Acréscimo/Desconto: Caso queira atribuir um acréscimo/desconto no item, informe-o nesses campos. Lembrando que na tela de fechamento você ainda poderá colocar um acréscimo/desconto global (para todos os itens);

  • CFOP: código da operação de saída (consulte o contador). Pressione o F8 para selecionar. O GFIL só disponibilizará os CFOPs cadastrados no cadastro de CFOP de acordo com o tipo da movimentação (neste caso, uma saída) e de acordo com a UF do destinatário (saída interna ou externa, conforme o caso). Lembrando que essa informação é opcional para usuários que não emitem NFe pelo GFIL, mas se você informar o CFOP, deve também informar a situação tributária. Se você completar o CFOP do produto no cadastro dele, assim que você selecionar o produto na venda o GFIL já "busca" o CFOP lá do cadastro;

  • Situação Tributária do ICMS (CST ou CSOSN): código da situação tributária operação (consulte o contador). Pressione o F8 para selecionar. Esse campo também é de preenchimento opcional para usuários que não emitem NFe pelo GFIL, mas se você informar o CFOP, deve também informar a situação tributária. Se você completar a situação tribuitária do ICMS do produto no cadastro dele, assim que você selecionar o produto na venda o GFIL já "busca" essa informação e também a alíquota lá do cadastro. Se a CST selecionada for "00 - Tributada integralmente", o GFIL atribuirá no campo base de cálculo do ICMS o valor total do item e, se no campo alíquota houver valor, o GFIL já calculará o valor do ICMS. Somente nessa CST é que o GFIL gera automaticamente a base de cálculo do ICMS. Em todas as demais CST você deve informar a base, caso haja uma;

  • Base Cálc. ICMS: quando você informar/alterar esse campo e houver um valor no campo "Alíq. ICMS" do produto, o GFIL calculará o valor do ICMS;

  • Alíq. ICMS: quando você informar/alterar esse campo e houver um valor no campo "Base Cálc. ICMS" do produto, o GFIL calculará o valor do ICMS;

  • B.C. ICMS S.T.: informe manualmente esse dado. O GFIL não faz nenhum tipo de cálculo para esse campo;

  • Valor ICMS S.T.: informe manualmente esse dado. O GFIL não faz nenhum tipo de cálculo para esse campo. O valor do ICMS ST destacado nesse campo é acrescido ao valor total da venda;

  • Situação Tributária do IPI: código da situação tributária operação (consulte o contador). Pressione o F8 para selecionar. Esse campo também é de preenchimento opcional para usuários que não emitem NFe pelo GFIL. Só preencha esse campo se sua empresa for contribuinte do IPI. Se você completar a situação tributária do IPI do produto no cadastro dele, assim que você selecionar o produto na venda o GFIL já "busca" essa informação e alíquota do IPI lá do cadastro e, nesse caso, atribui à base de cálculo do IPI o valor do item e também calcula o valor do IPI. O valor do IPI destacado é acrescido no valor total da venda;

  • Números de série: Se sua empresa comercializa produtos que tenham número de série, você também pode registrar esses dados dos itens no movimento. Após ter incluído o item, pressione a tecla "Insert". Para mais detalhes sobre essa opção, veja o tópico 117 do manual de ajuda;


Tela de fechamento (recebimento da venda) Para orientações sobre a tela de recebimento da venda, analise o tópico número 20 do manual de ajuda do sistema.
Obs.: no caso da venda normal, se todos os produtos tiverem 1 dos CFOPs abaixo, você poderá gravar a venda normal, mas marcar a opção para que a quela venda não gere lançamentos financeiros. Essa opção estará disponível na tela de recebimento.
Os CFOPs são: 5904, 5910, 6904 e 6910.

Menus (tela principal da venda)

  • Opções -> Cancelar Venda: não se pode alterar uma venda após ela ter sido finalizada. Se você tiver registrado uma venda e depois percebeu que informou dados incorretos, a solução será cancelá-la e refazê-la. Ao cancelá-la, o GFIL fará todo o estorno, retornando os produtos ao estoque, estornando valores recebidos à vista, excluindo contas a receber e excluindo comissão de vendedor.
    Apesar do sistema permitir, não se recomenda cancelar uma venda que tenha uma NFe autorizada. Essa opção de cancelamento de uma venda com nota autorizada, deve ser utilizada somente naqueles casos em que a venda com o cliente de fato não se concretizou, mas que, por causa do prazo, não se consegue mais cancelar a nota junto à SEFAZ.
    Ao abrir a tela de vendas, utilize o F9 para pesquisar, selecione a venda que deseja cancelar, dê um esc para voltar à tela de vendas com esta venda selecionada. Entre no menu Opções -> Cancelar a venda;

  • Opções -> Iniciar Nova Venda com Dados da Venda Selecionada: essa nova opção permite que você utilize uma venda já gravada como base para iniciar outra venda. É bastante útil naquelas situações onde você finaliza uma venda e depois percebe que algum dado foi informado incorretamente e aí precisa cancelar toda a venda e refazê-la.
    Quando você acionar esse novo menu, o sistema vai iniciar uma nova venda e incluir nela todos os dados da venda selecionada na tela, exceto os dados de recebimento (fechamento) da venda.
    A venda base poderá ser uma venda ativa ou mesmo uma venda já cancelada;

  • Opções -> Mudar Venda Para Consumidor Identificado: esta opção será útil naqueles casos em que se tenha gravado uma venda para o cliente balcão, ou seja, consumidor não identificado, mas o que você queria mesmo era ter indicado um cliente que já estava cadastrado no GFIL ou então quando você precisa fazer a devolução do cliente e depois emitir uma NFe da reentrada da mercadoria. Como cliente balcão não seria possível emitir a nota, pois uma NFe precisa que o destinatário (no caso o cliente) tenha todos os dados identificados. Com esta opção, ao invés de cancelar toda venda e refazê-la com o cliente correto, basta acionar este menu. Você poderá mudar o cliente balcão de uma venda para um cliente com cadastro e com CPF ou CNPJ. Há algumas condições: a venda não pode ter tido uma devolução iniciada; não pode ter uma NFe iniciada; não pode ter sido recebida por adiantamento.
    Quando você usar esta opção, o sistema irá mudar a venda para o novo cliente indicado; transferirá eventuais contas a receber e/ou recebidas do cliente e de operadoras de cartão; mudará o cliente na NFCe, caso esta tenha sido emitida; e alterará o cliente vinculado no lançamento do caixa/banco, caso tenha havido algum;

  • Imprimir -> Ticket da Venda (CTRL + clique para auto): nesse menu é possível imprimir um ticket com os dados da venda. Esse ticket poderá ser normal (em papel A4) ou ainda um ticket tipo cupom não fiscal, dependendo de como você configurou a opção de impressão em impressora 40 colunas no módulo de parâmetros da empresa.
    Se você quer que o ticket da venda seja impresso automaticamente após finalizar a venda, com a tecla CTRL do seu teclado pressionada, dê um clique nesse menu dessa tela.

  • Imprimir -> Termo de Garantia: nesse menu é possível imprimir um termo de garantia relativo aos produtos da venda. Nessa impressão há uma declaração que você poderá personalizar. Para editar o texto acione no GFIL no módulo "Textos Para Relatórios". Veja mais informações no tópico Tópico nº 183 do manual de ajuda.

  • Imprimir -> Carnê de Pagamento: nesse menu é possível imprimir o carnê de pagamento das parcelas de contas a receber da venda selecionada. Para editar o texto da mensagem do carnê, acione no GFIL no módulo "Textos Para Relatórios". Veja mais informações no tópico Tópico nº 183 do manual de ajuda.


Pré-venda
Essa opção foi idealizada para ser utilizada por empresas onde a venda é iniciada por um vendedor e fechada por um caixa, ou seja, um operador que somente fará o recebimento/fechamento da venda. A dinâmica dessa opção é o vendedor inicia a pré-venda e inclui, os produtos e grava, mas sem fazer o fechamento (recebimento). O cliente dirige-se ao caixa para efetuar o pagamento, onde o caixa fará o fechamento da venda.
Para finalizar a pré-venda, o operador caixa pesquisa (F9) marcando a opção "Pré-Vendas" na tela de pesquisa. Depois de selecionada a pré-venda deseja, volta à tela de vendas (pressionando o Esc) e aciona o menu "Pré-venda -> Fechar a venda (Recebimento )".
Para mais detalhes sobre essa opção veja o tópico número 161 do manual de ajuda.


Observação
Se nos parâmetros da empresa estiver habilidada a opção para que o GFIL controle o limite de crédito dos clientes e, na gravação de uma venda for informado um valor parcelado (na loja) que exceda o limite do cliente, o GFIL abrirá um pedido de "Autorização" no sistema para que seja liberado por um operador com status de "Administrador".
Idêntico procedimento é executado quando o desconto sendo concedido na venda for superior ao limite de descontos do operador.
Para efetuar a liberação um operador administrador deve acionar o menu "Autorizações Especiais" através do ícone GFIL que fica disponível do lado do relógio do Windows.


Veja também



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