Gerenciador Financeiro GFIL

Site Oficial do Sistema GFIL

Gerenciador Financeiro GFIL - Menu Principal

Manual de Ajuda do Sistema GFIL


Precisa de suporte especializado? Clique aqui e contate uma revenda GFIL.


Imprimir ou Gerar .pdf de todo o Manual

Atenção: as orientações abaixo só serão 100% corretas se seu GFIL estiver atualizado na última versão -> 11.1.5

GFIL - Manual de Ajuda

Tópico Nº: 151 : - Título: Nota Fiscal Eletrônica Serviços - NFSe

Para emissão de NFSe pelo Sistema GFIL, sua prefeitura precisa estar conveniada com o padrão nacional de emissão de notas fiscais de serviço.
Obs.: mesmo que sua prefeitura não atenda a condição acima, mas se sua empresa for do tipo MEI, então este módulo também atenderá sua empresa.

Menu de acesso: a partir da tela principal, clique em "Serviços -> Nota Eletrônica - Emissão".
Esse módulo também pode ser acessado pelo menu "Nota Fiscal" da tela de ordens de serviços.

Descrição: Módulo para emissão de notas fiscais eletrônicas de serviços (mão de obra) - NFSe.

A emissão de uma NFSe no GFIL é um procedimento relativamente simples.
O primeiro passo é você ter uma ordem de serviço registrada e fechada no sistema. Depois, estando na tela de NFSe, basta acionar o menu "Iniciar NFSe -> De Uma Ordem de Serviço". Em seguida indique a OS vinculada.
Obs.: também é possível iniciar uma NFSe pelo menu "Iniciar NFSe -> Avulsa (Sem vínculo com OS)". Utilize esta opção quando você precisar emitir uma nota sem vínculo com uma ordem de serviço. Recomendamos só emitir notas por esse menu quando realmente se fizer necessário, pois, apesar da NFSe final ser exatamente igual a uma nota vinculada a uma OS, no caso da nota avulsa, o sistema não guardará qualquer correlação entre a nota e a ordem de serviço/cliente.

Baixando/atualizando os arquivos schemas
Acione o menu "Diversos -> Atualizar Arquivos Schemas". Ao executar esse procedimento o sistema fará uma conexão online com o servidor de dados do desenvolvedor GFIL e fará o download dos arquivos schemas atualizados no padrão nacional.

Aviso importantíssimo: apesar desse módulo disponibilizar todas as opções para você emitir as notas fiscais de serviços de sua empresa, há vários dados que, para serem informados corretamente, dependem do assessoramento de seu contador e/ou empresa que presta suporte técnico na área de informática de sua empresa. Por isso, sugerimos que antes de continuar a avaliar esse módulo você analise com bastante atenção o contido no tópico "Nota eletrônica no GFIL - Primeiros passos".

Antes de acessar a tela de NFSe, é preciso que você complete todos os dados de sua empresa no cadastro da empresa/filial. Também é preciso configurar o certificado digital seguindo as orientações do tópico 92 deste manual de ajuda.

Logo que se acessa o módulo de NFSe, é apresentada a tela principal do módulo onde são listadas as notas gravadas no GFIL. Essa listagem é feita de acordo com as opções de filtragem que você pode alterar conforme a pesquisa que desejar fazer.
Sempre que desejar executar qualquer ação (editar uma nota iniciada, excluir uma nota não transmitida, imprimir o DANFSE, encaminhar arquivo XML ao destinatário, entre outras...) relacionada a uma determinada nota, será preciso selecionar previamente essa nota na tela.

Após a nota ter sido iniciada, você deve completar os dados.
Quais os dados devem ser informados? Oriente-se junto a sua assessoria fiscal.

Observação: diferentemente dos demais DFes emitidos no sistema, o XML da NFSe não é gerado pelo GFIL. O sistema gera apenas um documento denominado DPS (Declaração de Prestação de Serviço). Esse DPS é que é enviado pelo GFIL ao web service. Se estiver tudo certo, o WS retorna o XML da nota autorizada, o qual é gravado na base de dados do GFIL para impressão do DANFSe, envio por email, etc.

Cancelando uma NFSe
Acione o menu "Outras Opções -> Cancelar uma NFSe Autorizada". Após a nota ter sido autorizada pela SEFAZ de seu município ela ainda pode ser cancelada, mas atenção: existe um prazo máximo para esse cancelamento, entre outras normas que sua prefeitura pode ter estabelecido ou vir a estabelecer. Sempre antes de utilizar essa opção consulte o contador de sua empresa. É esse profissional que poderá orientá-lo corretamente nesses casos. Lembre-se que NFSe é um documento oficial. A adoção de procedimentos incorretos em relação a uma NFSe podem lhe acarretar sérios transtornos, além de multas.
Tendo certeza de que você pode cancelar a NFse autorizada, acesse este menu e, na tela seguinte clique no botão para selecionar a NFSe a cancelar, confira com bastante atenção os dados da nota selecionada, informe uma justificativa para o cancelamento e clique em "Cancelar NFSe".
Menu popup. Para acioná-lo clique com botão direito do mouse sobre a nota listada na tela inicial de NFSe. Explore as opções apresentadas.

O cliente de uma NFSe
Toda NFSe, ainda que iniciada pela opção avulsa, precisa ter um cliente cadastrado no GFIL vinculado a nota. Naquelas notas que você não deseja vincular um cliente real, ou seja, a nota será para consumidor não identificado, vincule o seu cliente balcão, o qual você deve configurar no módulo de parâmetros gerais.

É muito importante que sejam analisadas também as configurações do módulo de parâmetros fiscais do GFIL - menu "Parâmetros -> Fiscais -> NFSe - Serviços" da tela principal. Essa opção contém dados importantes que você deve definir nessa tela e que serão utilizadas pelo GFIL quando da emissão de uma NFSe.
Também acesse os parâmetros fiscais "Outros" e complete os dados, pois alguns serão utilizados na emissão de NFSe.
Sempre oriente-se junto a sua assessoria fiscal para saber o que informar em cada campo/opção.

Ajude-nos a melhorar esta ajuda. Envie crí­ticas e sugestões para sugestoes@sistemagfil.com.br.